BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: NOSSA VEGETAÇÃO

02/12/2007




A cidade de Boqueirão do Piauí, localizada no centro-norte do Piauí, é rodeada por matas de cocais que embelezam as entradas da cidade. A vegetação é composta, predominantemente, por árvores como o Babaçu, a Carnaúba e o Tucum.

Os babaçuais e os carnaubais formam uma vegetação típica do Meio-Norte nordestinho. A carnaúba é conhecida como a “árvore da vida”, porque dela pode ser aproveitada desde as raízes até a palha.

Esse tipo de vegetação é conhecida como Mata de Cocais e compreende também os buritizais, os tucunzais entre outros. Ocorre principalmente em áreas úmidas próximos a brejos e rios e é considerada vegetação típica de cerrado.

Aqui no município de Boqueirão a carnaúba, em sua maior parte, é aproveitada de forma artesanal para fabricação de utensílios como: chapéus, cestos, sacos, etc. A palha pode ser utilizada para fazer cobertura de tetos e para adubar a terra. Já o caule é usado, principalmente, como madeira dos tetos de casas. O fruto da carnaúba alimenta os rebanhos especialmente os de caprinos, e as raízes podem ser usados como remédios caseiros.

REVEJA OUTRAS POSTAGENS

O QUE PROCURA?

VISITE TAMBÉM

PARA ESTUDAR

NOTÍCIAS GOSPEL

PARA REFLETIR

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Ocorreu um erro neste gadget
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Blogger | Por Templates para Você