09/12/2007

CELEBRAÇÃO CULTURAL: FESTA DE SANTO REIS E OUTRAS TRADIÇÕES REGIONAIS

Estamos nos aproximando de uma das festividades mais emblemáticas de nossa cultura: a Festa de Santo Reis, que se estende do dia 31 de dezembro ao dia 6 de janeiro.

A Festa de Santo Reis tem suas raízes na cultura portuguesa, mas aqui, em nossa região, ganhou características próprias e únicas. O grupo conhecido como "reisado" é composto por um sanfoneiro, as talentosas "cantadeiras", um mandador que é o mestre de cerimônias, os três caretas e a atração principal, o famoso boi de fama. Durante seis noites, esse grupo percorre as casas, entoando cânticos e apresentando a empolgante dança do boi. É uma verdadeira festa!

Nos últimos anos, a Festa de Santo Reis se transformou em um grande festival, atraindo uma multidão cada vez maior. O evento ganhou destaque especial na cidade vizinha de Boa Hora.

Além do reisado, temos outras danças tradicionais em nossa região, como a dança de São Gonçalo e a dança de São Benedito. Todas elas possuem rituais religiosos, refletindo a influência da cultura portuguesa em nossas tradições.