15/03/2008

BREVE HISTÓRICO DA BATALHA DO JENIPAPO EM CAMPO MAIOR PIAUÍ

Em 13 de março de 1823, aconteceu em Campo Maior, no Piauí, a marcante Batalha do Jenipapo. Esse evento histórico foi de extrema importância para o processo de independência do Brasil, pois, mesmo após o famoso Grito de Independência às margens do Rio Ipiranga em São Paulo, o Nordeste ainda permanecia sob o domínio dos portugueses.

Nessa época, os piauienses lutaram incansavelmente pela integração do Nordeste ao restante do Brasil independente, travando uma batalha corajosa às margens do rio Jenipapo. O confronto envolveu grupos determinados de piauienses, cearenses e maranhenses, que enfrentaram as tropas portuguesas, comandadas pelo fortemente armado comandante Fidié, mesmo contando com poucas e rudimentares armas.

Das nove horas da manhã até as duas da tarde do dia 13 de março de 1823, desdobraram-se ataques e derramamento de sangue, mas, ao final, o ideal de independência prevaleceu. Apesar da aparente vitória de Fidié, ele não conseguiu cumprir a missão que lhe havia sido confiada.

O quadro pintado por Artes Paz eterniza esse momento histórico de bravura e determinação dos nordestinos que lutaram pela libertação de sua região e pela união ao Brasil independente. A Batalha do Jenipapo simboliza a resistência do povo nordestino e sua contribuição na consolidação da independência do país.