14/07/2008

A HISTÓRIA DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: DAS ORIGENS A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

São poucas as informações sobre a origem do nome Boqueirão, mas o historiador Celson Chaves (2021) aponta que o termo "Boqueirão" era comum para nomear fazendas no Piauí Colonial. Na região da freguesia de Santo Antônio do Surubim, atual município de Campo Maior, havia fazendas e sítios com essa denominação, e algumas permanecem até os dias atuais.

A colonização do povoado foi lenta, com a criação de currais que promoviam um povoamento disperso na região. Somente na década de 1950, com o aumento no número de fazendas e sítios, além dos fluxos de romeiros atraídos pelo festejo das almas no antigo cemitério do Boqueirão, foi possível a edificação de uma capela em 1957, a Capela de Nossa Senhora da Conceição. Essa capela foi o início do núcleo urbano de povoação, que passou a se chamar Conceição do Boqueirão.

A construção da Capela foi ideia do padre Mateus e do religioso Agostinho Barbosa, e as famílias de Cícero Pinto, de Cazuza Fernandes e outras se encarregaram de angariar fundos - através de leilões nas comunidades próximas - para a construção e fazer a limpeza do terreno doado à igreja por Pedro Coelho de Resende, Gentil Alves e Félix Soares.

As celebrações na capela ficaram sob responsabilidade de Nonato Celino e Manoel Balduino que por muito tempo contribuíram na evangelização da comunidade. Da localidade Bom Assunto vieram os primeiros membros da Igreja Assembléia de Deus, trazida por Marcelino Cordeiro de Deus que era reserva da Marinha Brasileira e é considerado o primeiro professor de Boqueirão.

Com a população em expansão, vindo principalmente de localidades próximas como: Dez de Janeiro, Passagem dos Pintos, Canafistola, Jenipapeiro, Santo Eugênio, Bom Assunto, Chapada do Meio, Vereda, Canto da Onça, etc. o povoado passou a ser conhecido como Povoado Boqueirão.


Na década de 1990, iniciou-se o processo de emancipação política, separando-o do município de Campo Maior. Lideranças locais e políticos, como Meire Chaves Correia Lima, Antônio Silva, Chico Pinto, Adolfo Nunes e Cezar Melo, tiveram participação importante no processo de emancipação política, culminando com a assinatura do governador Freitas Neto em 24 de janeiro de 1994, com o nome de Boqueirão do Piauí.

Na primeira eleição municipal em 1996, foram eleitos para prefeito Raimundo Soares e vice Manuel Lira, juntamente com os vereadores que contribuíram na criação da lei orgânica municipal. Os primeiros legisladores da Câmara Municipal foram: Chico Bernardo, Raimundo Pinto, Chico Mundinho, Zacarias Filho, Dedic, Alberone, Antônio Bernardo, Junior Chaves e Joãozinho Conrado.

A história de Boqueirão do Piauí reflete a evolução de uma comunidade, desde sua colonização até sua independência política como município.


CHAVES, Celson. Povoado Conceição Do Boqueirão. Portal de Olho, 2021. Disponível em: POVOADO CONCEIÇÃO DO BOQUEIRÃO por Celson Chaves - Portal de Olho - A Notícia com Verdade | Campo Maior - Piauí. Acesso em: 10 jun. 2021.

NUNES JUNIOR, A. B. (Mestre em Geografia - 2021 e Professor da Educação Básica do município de Boqueirão do Piauí).