07/05/2009

COPA DOS CAMPEÕES: RESGATANDO O FUTEBOL AMADOR DE BOQUEIRÃO

Este ano a prefeitura municipal de Boqueirão do Piauí, através da secretaria de esporte, realizaram a Copa dos Campões com final sendo uma das atrações no dia do trabalhador. O evento foi considerado um sucesso pelo nível de organização, sendo bastante elogiada.

O futebol é o esporte preferido da maioria dos brasileiros, mas aqui em Boqueirão andava sem brilho, provocando desinteresse entre os mais jovens que acabavam ocupando o tempo nos finais de tarde apenas a consumir bebidas alcóolicas nos bares da cidade.

Mas essa realidade tem tudo para mudar, pois a prefeitura municipal tem apoiado o esporte através da escolinha de futebol que já atende quase cinquenta crianças e adolescentes. E através do apoio indiscutível a realização de competições locais como foi a Copa dos Campeões.

Durante a realização da Copa não houve problemas de transporte para condução dos atletas, os arbitros eram pagos imediatamente após os jogos e o regulamento foi respeitado por todos os competidores. Estes eram os problemas mais comuns das edições anteriores.

Nas semifinais entre Cruzeiro X Cabeceiras e Vasco X Faveira a equipe de arbitragem foram trazidos de Campo Maior para maior imparcialidade. Isso se refletiu no alto grau de respeito que os atletas demonstraram com os árbitros. Na Final entre Vasco e Cruzeiro o trio de arbitragem veio da Federação Piauiense de Futebol atendendo uma solicitação do prefeito.

O campeão da Copa foi o Vasco que desde o início da competição demonstrou grande força e empenho. A final foi uma festa, o comparecimento da torcida foi acima das espectativas e a premiação foi especial, o que emocionou o secretário de esporte Antonio Bernado Neto (o Galinha). Portanto pode-se afirmar que foi o maior e mais organizado evento esportivo do município, merecendo destaque o total apoio da prefeitura.

- Eu tambem fiquei muito satisfeito com a forma como se realizou o campeonato e me orgulho de ter contribuido, dentre outros, elaborando o orçamento, o regulamento e a tabela da competição.