PELO USO CONSCIENTE DA ÁGUA

06/09/2009

Um dos problemas que a população de Boqueirão do Piauí enfrenta há tempos é o da falta de água, principalmente entre os meses de estiagem, de junho à dezembro.
O grande problema é que em 15 anos de emancipação política quase não houve investimentos no sistema de abastecimento na cidade. Em contrapartida houve um aumento muito expressivo da população urbana, o que é bem visível para quem acompanhou o rápido crescimento dos bairros Pequizeiro e Alecrim e o preenchimento da Avenida Tancredo Neves. A estrutura do sistema de abastecimento não estava preparada para receber essa grande demanda populacional.
Em todos esses anos Boqueirão recebeu quase 250 mil em recursos federais para investimento em abastecimento d'água (fonte: portal da trasparência), mas parece que esses recursos não foram suficientes ou foram mal aplicados, pois o problema persiste.
No entanto é bom ressaltar que é necessário investir na concientização da população que usa mal esse bem. É comum ver pessoas lavando calçadas, aguando terreiros, pessoas que esquecem torneiras abertas, etc. Isso certamente contribui para o problema, pois a vazão da bomba não consegue dar conta de encher o reservatório devido ao alto consumo.
Além disso o setor de construção civil é muito aquecido aqui em Boqueirão, são várias construções ocorrendo na cidade e que requer um uso muito grande d´água. Pensando nisso foi apresentado na Câmara de Vereadores um requerimento, de autoria do Vereador Antonio Balduino, que solicita a aquisição de um carro pipa para transportar água de rios ou riachos e abastecer as construções e outros serviços que não requer água pura. Dessa forma a população se beneficiaria, pois a água potável dos reservatórios seria usada apenas para o uso doméstico.
É importante também ressaltar que aqui pagamos apenas uma taxa básica de R$ 5,00 mensal pelo uso desse bem. - Acho que isso precisa ser repensado... De qualquer modo é necessário a conscientização de todos para a economia de água, assim estaremos ajudando a nossa comunidade e contribuindo para o meio ambiente.

REVEJA OUTRAS POSTAGENS

O QUE PROCURA?

VISITE TAMBÉM

PARA ESTUDAR

NOTÍCIAS GOSPEL

PARA REFLETIR

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Ocorreu um erro neste gadget
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Blogger | Por Templates para Você