25/04/2010

COPA PIAUIENSE: BOQUEIRÃO E BOA HORA PROPORCIONAM JOGO ELETRIZANTE

Boqueirão e Boa Hora protagonizaram um jogo emocionante na tarde deste dia 24 de abril. Mais de duas mil pessoas lotavam as quatro margens do campo Cardosão para testemunhar o espetáculo.

O JOGO - Logo no início do primeiro tempo, o atacante Neném fez o primeiro gol, levando a torcida boqueirãoense à euforia. Após o gol, a seleção de Boqueirão teve algumas chances, mas a equipe de Boa Hora não se abateu, empatando a partida ainda na primeira etapa com uma jogada do centroavante Ivan.

No segundo tempo, esperava-se que Boqueirão dominasse o jogo devido ao preparo físico. No entanto, a seleção de Boa Hora mostrou maior volume de jogo durante toda a segunda etapa, marcando o gol da virada. Mesmo assim, Boqueirão conseguiu buscar o empate nos minutos finais, com um gol do volante João, para delírio de sua torcida.

ANÁLISE - A seleção de Boqueirão é composta por muitos jovens, de 15, 16 e 17 anos. Isso, aliado ao nervosismo de um clássico, impacta o emocional desses garotos, evidenciado pelo gol de empate de Boa Hora que abalou a equipe de Boqueirão. O técnico Zezé Tiúba foi criticado por uma substituição realizada no momento de uma falta a ser batida, quando Boa Hora fez o gol da virada. No entanto, o técnico, dentro das limitações de jogadores no banco, realizou as substituições necessárias.

O mais importante é que temos uma seleção formada principalmente por jovens sendo instruídos nos fundamentos do futebol por um técnico profissional, contando com toda a estrutura e apoio necessário da prefeitura municipal. Esta é a semente que está sendo plantada, e se conseguirmos manter esses garotos por dois ou três anos, teremos uma grande seleção.

A TORCIDA - Há muito tempo não se via uma partida de futebol aqui em Boqueirão que envolvesse e emocionasse tanto a torcida. Isso só acontecia em tempos de rivalidade entre os times locais (Cruzeiro e Fluminense). No entanto, também foi notado alguns torcedores de Boqueirão torcendo contra, talvez devido a diferenças políticas que poderiam ser amenizadas nestes momentos em que todos podem estar juntos. Alguns preferem enxergar o lado negativo, enquanto outros optam por reconhecer as evoluções conquistadas. O importante é não focalizar críticas em cima de uma jovem equipe para não correr o risco de podar o talento e a determinação desses garotos.