04/08/2010

CENSO 2010 EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: AS MUDANÇAS QUE MOLDARAM UMA DÉCADA

O recenseamento para o Censo 2010 já está em andamento aqui em Boqueirão, assim como em todo o Brasil. Este censo, segundo definição, "se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e de suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década."

Comparado com o último censo em 2000, o Censo 2010 pode revelar um retrato bem diferente do município de Boqueirão do Piauí. Durante esses últimos dez anos, percebe-se diversas mudanças econômicas e político-sociais que vem transformando a realidade local. Algumas delas incluem:

1- Melhoria na renda da população, impulsionada pela mudança no perfil profissional e pela maior disponibilidade de empregos para os boqueirãoenses que buscam oportunidades em outros estados. Anteriormente concentrados na construção civil, muitos migraram para a área de montagem industrial, aumentando os ganhos e, consequentemente, a renda das famílias.

2- No aspecto social, observou-se uma significativa migração das áreas rurais para a cidade, embora, nos últimos anos, acredite-se que esse fenômeno tenha diminuído devido ao programa "Luz para Todos". Além disso, a população teve acesso a melhorias no sistema de comunicação, começando com a instalação da telefonia fixa e, mais recentemente, com a chegada da telefonia móvel e da internet.

Outra mudança notável foi a melhoria da infraestrutura das residências na cidade, com muitas casas de adobe sendo substituídas por construções modernas de blocos.

Com a recente mudança política-administrativa da cidade, percebe-se também que houve expansão dos estabelecimentos comerciais existentes e a instalação de novos empreendimentos, incluindo lojas de materiais de construção, materiais elétricos, papelarias, lojas de variedades, confecções e lan houses, gerando empregos no município.

Além dessas transformações, muitas outras ocorreram na sociedade boqueiraoense nos últimos dez anos. Deixe seu comentário apontando alguma mudança não mencionada neste texto.