24/08/2010

UM NOVO BOQUEIRÃO DO PIAUÍ ESTÁ SURGINDO

Para quem esteve aqui em Boqueirão e pôde acompanhar a recente transformação do município, percebeu que houve um salto importante para o seu desenvolvimento, especialmente nos últimos dois anos.

Recebemos investimentos dos governos federais e estaduais, fruto de reivindicações constantes, em parceria com o governo municipal que fez ainda investimentos com recursos próprios, garantindo a base para a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Além disso, recebemos também investimentos do setor privado, com a abertura de lojas e outros empreendimentos, que demonstra acreditar no desenvolvimento de nosso município.

Veja algumas destas mudanças ocorridas: construção da Escola Estadual; asfaltamento das principais vias de acesso; Eletrificação rural, em quase 100%, do município; Ativação do sinal de telefonia móvel; Disponibilidade para domicílio de internet velox; construção de uma unidade avançada de saúde; instalação de uma agência dos correios; instalação de uma sala cidadão (para documentação); instalação do CRÁS; instalação do Telecentro (internet para a comunidade). Investimentos privados com a abertura de uma agência do Bradesco; instalações de lojas de materiais de construções, papelaria, confecções, posto de gasolina, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

A nova gestão da prefeitura municipal, através de suas secretarias, tem cuidado para a melhoria da qualidade de vida da população. Veja análise do antes, do momento atual e os novos desafios:

ANTES - funcionários com salários atrasados; débitos dos fornecedores em atraso; fuga de recursos para outras cidades, já que os cargos do alto escalão estava nas mãos de pessoas que não residia no município; serviços de saúde deficientes, com falta de médicos, falta de carros adequado ao transporte de pacientes, falta de autonomia dos gestores da saúde e da educação; sistema educacional defasado com falta de estrutura funcional, profissionais com auto-estima baixa, transporte escolar ineficiente; obras paradas por falta de prestação de contas e por desvios de finalidade dos recursos próprios; esporte desorganizado e sem o apoio necessário; gestor quase sempre ausente, já que não residia no município e por vezes chegava a ficar até 30 dias sem vir na cidade. Enfim, o caos instalado num município recém emancipado, que se tivesse sido bem cuidado estaríamos bem a frente no nível de desenvolvimento.

MOMENTO ATUAL - A nova administração é formada por pessoas do próprio município e sendo assim carrega um desejo de fazer um governo voltado para o bem está de todos, afinal precisa fazer o melhor para a cidade onde irão continuar vivendo. Para isso a Prefeitura municipal vem atuando no sentido de elevar a auto-estima do boqueirãoense tendo como ações prioritárias: funcionalismo com pagamentos em dia; sistema educacional organizado e com investimentos em serviços e obras estruturais tal como - ampliação e construção de novas escolas; valorização do profissional; saúde equipada com aquisição de ambulâncias e carros para atendimento na cidade e na zona rural, construção de novos e modernos postos de saúde nas áreas rurais. Também houve contratações de profissionais especialistas para atendimento de saúde (ginecologista, fisioterapeuta, fonoaudiologa, etc); equilíbrio das contas públicas; investimentos em esporte e lazer; apoio total a realização de campeonatos esportivos; realização de eventos tradicionais tais como: aniversário da cidade, carnaval, festa do trabalhador, festa junina, revellon, entre outras.

Considerando que nos últimos anos as prefeituras, principalmente de municípios 0.6, como é o caso de Boqueirão do Piauí, vem passando por sérios apertos financeiros, que tem dificultado o equilíbrio das contas públicas, aqui em nosso município a administração do então prefeito Raimundo Pinto vem sendo feito como muita responsabilidade.

Antes, nossa cidade era citada como má administrada. Hoje somos exemplos de como fazer uma gestão equilibrada.

NOVOS DESAFIOS - Entre os novos desafios da administração municipal está em cuidar melhor das vias públicas da cidade, já que a estrutura urbana encontra-se precária. Precisamos urgentemente acabar com as gambiarras elétricas na cidade; melhorar o sistema de abastecimento d'água; pavimentar ruas; construir mais casas para diminuir o deficit habitacional, enfim melhorar a infra-estrutura urbana. Para isso será preciso captar recursos federais através de projetos, sendo necessário tirar o município da condição de inadiplência.