PROJETO SEMANA CULTURAL DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

08/10/2010

A Semana Cultural do Ensino Médio aqui em Boqueirão do Piauí partiu de uma idéia minha juntamente com o professor Diney para substituir o evento da Gincana Cultural que acontecia aqui na cidade. A intensão era criar e deixar que fosse crescendo como evento tradicional. Isso vem realmente acontecendo.

As Gincanas que realizávamos no final da década de 1990, movimentava a cidade que na época era carente de grandes eventos. Geralmente a disputa acontecia entre escolas de municípios diferentes. Contudo o formato ficou meio cansativo e houve a necessidade de modificá-lo.

Por isso, em 2006, criamos e realizamos a primeira semana cultural do Ensino Médio com formato próprio, pois integrava atividades pedagógicas e culturais. Em 2008 transformamos a Semana Cultural no principal evento da Escola que passou a ser desenvolvido em forma de projeto pedagógico.

Para tanto planejamos as várias etapas do projeto desde a justificativa, apresentação, objetivos, cronograma de execução até a avaliação.

Trabalhamos com toda a comunidade escolar, professores e alunos. Sendo que as atividades estão divididas em duas partes: Atividades Pedagógicas - que acontece na própria escola e é aberto à comunidade; e as Atividades Culturais que são realizadas na praça da cidade para toda a comunidade.

Este formato ajuda a cumprir o objetivo geral do projeto que é: Promover a integração entre alunos, professores, pais e comunidade através de métodos de ensino mais contextualizados e contato com manifestações culturais que provoque reflexões e promova uma melhor compreensão da realidade local, regional e global em que estamos inseridos.

A escola pode contribuir muito para transformar a sociedade que está inserida, para isso é necessário ações de interação e integração entre escola e comunidade. Com isso a Semana Cultural realizada pela escola Professor Antonio dos Reis e Silva consegue tal feito quando abre as portas para a comunidade e se deixa mostrar os talentos dos nossos alunos e professores. Dessa forma a escola se transforma também em um local mais dinâmico que estimula e desperta o interesse dos mais jovens.

A experiência adquirida nas quatro edições passadas do evento, nos credencia para fazer da Semana Cultural 2010 um evento com mais qualidade. Este ano vamos valorizar e lembrar também dos 10 anos da implantação do ensino médio aqui em Boqueirão do Piauí. Para isso vamos homenagear àqueles alunos, professores e funcionários que se destacaram nesses dez anos.

VEJA O CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Dia 25/09 - Reunião com professores para a apresentação do projeto e ouvir sugestões;
De 27/09 à 08/10 - Os professores definem o conteúdo a serem trabalhados com os alunos;
De 11 à 15/10 - Professores apresentam as metodologias e atividades que irão desenvolver junto com os alunos; Divulgação da Semana Cultural para a comunidade escolar;
De 11/10 à 05/11 - Exposição do conteúdo em sala de aula para os alunos; Preparação das atividades a serem apresentadas durante a Semana Cultural; Ensaios das atividades artístico-culturais com os alunos;
08 e 09/11 - Montagens das feiras e atividades a serem apresentadas;
Dias 10, 11 e 12/11 - Realização de feiras e atividades culturais da V Semana Cultural.

Além desse cronograma temos outras atividades e atrações já pré-estabelecidas como: Dia 09 - jogo entre alunos atuais e ex-alunos da escola e seção de cinema na escola; Dia 10 - Apresentações de danças na quadra de esporte; Dia 11 - Apresentaçãoes teatrais e show com o grupo folclórico de Teresina Dandiê; Dia 12 - Apresentações de escolas convidadas. E muito mais.

REVEJA OUTRAS POSTAGENS

O QUE PROCURA?

VISITE TAMBÉM

PARA ESTUDAR

NOTÍCIAS GOSPEL

PARA REFLETIR

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Ocorreu um erro neste gadget
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Blogger | Por Templates para Você