13/01/2011

BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: CRESCIMENTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

O município de Boqueirão do Piauí vem se destacando nos últimos anos como um dos mais prósperos da região, superando significativamente outros municípios de porte semelhante, como afirmou um comerciante de uma vidraçaria em Campo Maior.

Para quem vive o dia a dia em Boqueirão, é evidente esse crescimento. O aumento das construções ao longo do ano gera uma demanda expressiva por profissionais da construção civil, elevando o custo dos serviços. A diária de um pedreiro e um ajudante não sai por menos de R$ 75,00, e a demanda atrai trabalhadores de outros municípios.

As lojas de materiais de construção estão com vendas aquecidas e vem investindo na expansão dos seus negócios. Só nos últimos anos foram inauguradas cinco lojas desse setor na cidade. Mas o crescimento não se restringe ao setor da construção. Também foram abertas diversas outras lojas, incluindo confecções, papelarias, mercearias, lan houses e lojas de peças.

Esse panorama reflete otimismo e maior confiança no desenvolvimento do município, uma mudança notável em relação ao passado recente.

Quanto à fonte de recursos que impulsiona a economia local, é inegável que a maior parte vem do setor público municipal somado aos recursos da previdência social (aposentados) e dos trabalhadores de firma (trecheiros) que mantêm suas famílias em Boqueirão, mesmo trabalhando em outros estados, contribuem para a dinâmica econômica.

Apesar da considerável soma, percebe-se que os recursos saem rapidamente do município, em parte devido ao pequeno número de postos de trabalho e ao setor de investimento dos boqueiraoenses. A falta de empreendimentos que gerem mais empregos acaba concentrando o dinheiro nas mãos de poucos proprietários.

A economia seria mais dinâmica com a geração de empregos. Um exemplo claro é o ciclo econômico que ocorre com um emprego em uma loja de construção, influenciando positivamente diversos setores. No entanto, Boqueirão ainda carece de diversos empreendimentos, como uma academia, uma loja de sapatos, uma lanchonete estruturada e uma área de lazer mais diversificada.

É crucial que o poder público municipal, mesmo compreendendo as limitações de recursos, busque investimentos e parcerias para melhorar a infraestrutura e estimular o empreendedorismo em Boqueirão.

Algumas ideias, como investir na psicultura devido à riqueza de brejos, riachos e rios, ou estimular a produção de hortaliças e derivados do caju, poderiam ser aliadas ao turismo, explorando as potencialidades do Rio Longá, babaçuais e a venda de artesanato.

Apesar dos desafios, é fundamental iniciar esse processo com determinação, liderança e visão de futuro. Devemos trabalhar juntos por um Boqueirão do Piauí melhor, com mais oportunidades para todos.