13/05/2011

ANÁLISE DO FESTEJO EM 2011

O encerramento dos festejos de Nossa Senhora de Fátima ocorreu nesta sexta-feira com uma missa, onde se fez a prestação de contas para os fiéis e uma procissão luminosa pelas ruas da cidade.

A título de análise, costumo dividir os festejos em duas partes: parte social e religiosa. Na parte religiosa conversei com o padre Juscelino que disse está satisfeito com a participação nas novenas. E realmente, foi o que se viu, a igreja quase sempre lotada com os fiéis participando ativamente das missas, leilões e outras ações religiosas do festejo. Com alegria todos refletiam a palavra e cantavam os belos hinos que louvavam a padroeira Nossa Senhora de Fatíma.
Durante as nove noites, o padre Juscelino recebeu vários convidados, entre eles: Pe. João Paulo, Pe. Claudiney, Pe. Antonio Pereira e Pe. Alan Kardec. Também foi muito boa a participação das comunidades. E para não ficar dúvida de que foi um ótimo festejo, a prestação de conta mostrou que a arrecadação da igreja neste ano superou em quase dez mil a de 2010.

Veja como foi os festejos em (2008) - (2009) - (2010)

E a parte social!? - A parte social também não foi ruim, apesar de ter ouvido algumas reclamações em relação a animação. Mas conversando com um distribuidor de bebidas, ele disse que as vendas foram muito bem e ficou no mesmo patamar que em 2010, que foi considerado um ótimo festejo. Talvez faltou mais animação na praça em relação a apresentações de bandas, em vez disso, tinha os sons automotivos.
Considerando a animação nos clubes de festa, as atrações foram bastante modestas, passaram por aqui: Contágio Musical, Cabral e Mordidas de Amor, Obsessão Musical e no encerramento a Banda Balança Neném.

Aliás, em relação ao show de encerramento, ouvi muitas reclamações. Diziam: "a banda tocou muita musica velha"; "deveriam trazer uma banda de maior expressão no final dos festejos"; "se trouxessem uma banda melhor, atrairia mais gente". Mas até que achei um bom público para uma festa no meio de semana. Talvez em 2012, como o encerramento será num final de semana, possa vir uma grande atração.

O importante mesmo é que mais uma vez nosso evento religioso ocorreu na santa paz e certamente vai deixar saudades.