16/02/2012

IRMÃ GORETE ANUNCIA SUA SAÍDA DO MUNICÍPIO DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Em uma reunião de pais da Escolinha Irmã Rosita Paiva, nesta quinta-feira, a Irmã Gorete e coordenadora da escola, anunciou que será transferida para missão em outra cidade - decisão tomada pelo Instituto Josefinas.

O Instituto Josefinas, com sede em Fortaleza-CE, é onde são formadas freiras católicas que são destinadas para várias cidades do Brasil, onde dedicam aos trabalhos da pastoral e atuam também nas áreas da educação e da saúde. Na Diocese de Campo Maior, as irmãs josefinas estão presentes em três municípios: Coivaras, Nossa Senhora de Nazaré e Boqueirão do Piauí.

Irmã Gorete é natural de Itaperuá-PB e chegou em Boqueirão em abril de 2009, depois de já ter desenvolvido trabalhos religiosos em quatro outros estados do país. Nesse pouco tempo a irmã conquistou a todos com seu carisma e dedicação ao trabalho religioso. Em sua fala de despedida, ela se emocionou ao lembrar da saudade que vai sentir das crianças da escolinha Rosita Paiva, emoção que contagiou a todos presentes na reunião.

Aliás, a Escolinha Rosita Paiva existe aqui na cidade desde 1992 é mantida pela Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima em parceria com o município. A escola se dedica ao ensino do maternal até o 2º Ano do Ensino Fundamental. A primeira turma saiu em 1993, como você pode conferir na imagem mostrando a primeira turma e a turma de 2011. - Será que você conhece alguém aí? - Algumas que ja foram alunas da escola hoje estão trabalhando como professoras.
O trabalho das irmãs josefinas em Boqueirão do Piauí começou no final da decada de 1980 com as irmãs Francisquinha e Guadalupe. Depois vieram outras que também marcaram os corações dos boqueirãoenses, entre elas lembro-me de citar. Irmã Luiza, Irmã Eunice, Irmã Eronildes, Irmã Cláudia, Irmã Biá, Irmã Raimunda e Irmã Cléia. A presença das irmãs em nossa cidade inspiraram algumas boqueirãoenses a seguir essa vocação religiosa - duas já são formadas: a Irmã Socorro e a Irmã Jesus.