BOQUEIRÃO DO PIAUÍ REALIZARÁ 1º FESTIVAL JUNINO

21/06/2012

O município de Boqueirão do Piauí realizará o 1º Festival Junino da cidade com apresentações de danças, brincadeiras, barracas, comidas típicas e apresentações musicais e de quadrilhas.

O evento será denominado "Boqueirão: Cidade Junina" e vai acontecer nos dias 06 e 07 de julho na Praça Manuel Balduino. O tema da festa será o centenário de Luiz Gonzaga - o Rei do Baião - ícone da cultura nordestina.

A escolas da cidade já tem tradição em organizar festas juninas, mas a Prefeitura Municipal resolveu que vai valorizar a data, aproveitando que as cidades vizinhas não realizam um evento como este. Assim, Boqueirão do Piauí ganhará mais um evento popular de expressão no calendário festivo da cidade como a Festa do Aniversário da Cidade; Carnaval; Festa do Trabalhador; Semana Cultural e Reveillon das Famílias.

Será montado toda uma ornamentação especial na Praça Manuel Balduino para receber os visitantes da Cidade Junina, que poderão dançar forró, deliciar as comidas típicas e participar de brincadeiras.

E sobre a temática do evento - o centenário de Luiz Gonzaga - é uma forma de homenagear esse grande ícone da cultura nordestina, acompanhando também as muitas homenagem que o "Rei do Baião" receberá em várias cidades do nordeste neste período.

Biografia de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1912, em Exu (PE). É apontado pela crítica como um dos nomes mais importante nome da música popular brasileira de todos os tempos. A importância de Luiz Gonzaga deve-se à abrangência que sua obra teve - e tem - por todo o território brasileiro.

Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra - o Sertão nordestino - para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950).

Luiz Gonzaga morreu em 2 de agosto de 1989, aos 76 anos, vítima de parada cardiorrespiratória, no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e, posteriormente, sepultado em seu município natal, Exu.

fonte:( http://leituramesquita.blogspot.com.br/ - http://portalctb.org.br/ )

REVEJA OUTRAS POSTAGENS

O QUE PROCURA?

VISITE TAMBÉM

PARA ESTUDAR

NOTÍCIAS GOSPEL

PARA REFLETIR

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Ocorreu um erro neste gadget
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Blogger | Por Templates para Você