O ACIRRAMENTO DA DISPUTA POLÍTICA ECOAM NAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS BOQUEIRAOESES

26/02/2013

Nos meses posteriores a última eleição municipal tenho percebido situações que enfraquecem a nossa sociedade e que poderá ter consequências irreversíveis.
O acirramento da disputa eleitoral, que envolveu pela primeira vez duas lideranças de famílias boqueirãoenses, parece ter deixado sequelas nas relações sociais. Isso porque muitos estiveram diretamente envolvidos e muitas divergências entre opiniões e posicionamentos foram evidenciados e confrontados, o que pode ter provocado os distanciamentos entre amigos e até mesmo entre familiares.

Tenho observado que muitos evitam até mesmo cumprimentar pessoas que por anos tiveram boa convivência; algumas discussões são inflamadas e pior, há um fortalecimento do fanatismo político que impede muitas pessoas de ter uma visão mais crítica da realidade.

Eu particularmente já vinha demonstrando uma preocupação as possíveis consequências da disputa política local e chamava a atenção, em postagens na rede social, para a disseminação de ódio durante a campanha eleitoral.

Hoje alguns fatos podem ser facilmente observados. Por exemplo, nas seções da Câmara Municipal algumas pessoas manifestam seus posicionamentos políticos interferindo até mesmo na fala do vereadores; se uma pessoa da comunidade morre, muitos que estiveram em posição política contrária não se faz solidário ao sofrimento dos parentes; entre outros absurdos que tenho observado.

Lembro-me que num passado recente, muitos também evitavam conversar com o opositor, devido ao "ciúme político". Atitude como esta, estavam enfraquecidas, mas parece ter voltado com força, agora com características peculiares ao novo momento.

Claro que as atitudes dos gestores municipais contribuem para a situação de hostilidades que vem acontecendo em nossa cidade. Num momento em que é necessário um discurso mais conciliador, ver-se o contrário, discursos que vem acirrando ainda mais os ânimos. Isso pode ecoar na governabilidade municipal.

É hora de uma reflexão profunda... Todos nós que moramos aqui temos grande amor por nossa cidade e somos todos responsáveis por fazer dela um lugar cada vez melhor. Por isso procuremos ter mais DISCERNIMENTO para saber valorizar e respeitar as pessoas que contribuíram e que contribuem para o engrandecimento de nossa comunidade. Ninguém passou a ser mais boqueirãoense ou deixou de ser filho desta cidade por causa do resultado da eleição.

A disputa política vai continuar, mas precisa ser de forma responsável e deve ser apenas no âmbito eleitoral e no confronto de idéias - infelizmente poucos pensam assim. Vamos colaborar para a construção de uma sociedade com relações mais saudáveis para que todos ganhem, do contrário todos perdem.

REVEJA OUTRAS POSTAGENS

O QUE PROCURA?

VISITE TAMBÉM

PARA ESTUDAR

NOTÍCIAS GOSPEL

PARA REFLETIR

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Ocorreu um erro neste gadget
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Blogger | Por Templates para Você