VEREADOR APRESENTA PROJETO PARA CRIAR DIA MUNICIPAL DO TRECHEIRO

17/02/2013

A seção que marcou a abertura do ano legislativo 2013 em Boqueirão do Piauí, realizada no último dia 16, foi bastante movimentada. Um grande público acompanhou os trabalhos dos vereadores e puderam conferir os primeiros posicionamentos políticos de seus representantes na Câmara.

Em sua estreia o vereador Zeca Pinto(PTdoB) apresentou um projeto de lei para a criação do Dia Municipal do Trecheiro a ser comemorado anualmente no dia 29 de Dezembro. O vereador, que também é representante da classe a ser homenageada, disse que está cumprindo uma promessa de campanha.

Para escolher a data o vereador consultou alguns colegas de profissão e considerou ser o dia 29 de dezembro mais apropriado, pois já foi utilizado para realização da tradicional Festa do Trecheiro e também está inserida nas festividades de final de ano, quando muitos destes trabalhadores retornam ao município para rever familiares e amigos .

Veja abaixo a justificativa do projeto na íntegra:
_____________________________________
- "Trecheiro" é uma denominação popular dada ao funcionário da indústria de construção e de montagem. É um profissional que tem grande contribuição no crescimento do município de Boqueirão do Piauí, observado pelo fortalecimento da economia local através dos recursos financeiros enviados para suas famílias residentes no município e consequente melhoria das condições sociais através do aumento da renda familiar.

O Trecheiro está representado em todas as famílias boqueirãoenses, que em menor ou maior grau teve sua vida modificada pelos recursos adquiridos pelo trabalho em firmas dos grandes centros urbanos do país.

Assim a criação do Dia Municipal do Trecheiro será o reconhecimento da importância deste profissional na transformação da sociedade boqueirãoense.-
__________________________________________
Na seção, também foram apresentados requerimentos para reforma da estrada ao Povoado Cabeceiras (Ver. Filho Gentil); construção da estrada para o Rio Longá (Ver. Zeca Pinto e Ver. Ceiça Leite), construção da passagem molhada sobre o brejo da estrada para o Povoado Crioli (Ver. Zeca Pinto); construção de calçamentos das vias Av Primavera, Rua Santa Luzia e Rua Félix Soares (Ver. Ceiça Leite).

Outros destaques da seção
A primeira seção teve como destaque importante o discurso do Vereador Chico Pinto (PTdoB), que na gestão passada ocupou a pasta da Secretaria Municipal de Saúde. O vereador havia sido acusado publicamente pelo atual secretário, Marcelo Silva, de ter sumido com recursos da saúde ao final de sua gestão. De posse de documentos, Chico Pinto usou a tribuna para comprovar que os recursos ficaram nas contas da secretaria de saúde, explicando que os repasses foram creditados no dia 29/12/2012, mas apenas ficaram disponíveis no dia 03/01/2013. O vereador cobrou do atual secretário que efetue os pagamentos dos servidores para qual são destinados estes repasses.

Em sua fala o vereador Gilvan Barroso (PTdoB) estranhou que o prefeito Solteiro baixou decreto declarando que o município de Boqueirão do Piauí encontra-se em estado de calamidade pública e convocou a população a ficar atenta, já que nesse caso o prefeito pode contratar serviços e realizar compras sem licitação. Segundo o vereador este fato o surpreendeu, pois o município vem de uma boa administração que deixou para o novo governo um montante em dinheiro que soma mais de meio milhão de reais. Para tanto o vereador esteve de posse de extratos e documentos comprobatórios.

O vereador Carlinhos Bernardo (PTB) elogiou o prefeito pelos serviços de limpeza das vias públicas que vem sendo feito na cidade e, segundo ele, tem demonstrado um bom início de governo. Os dados apresentados foi questionado pelo vereador Zé Cazuza (PP).

A próxima seção será no sábado dia 23/fev e espera-se que a população esteja motivada sempre a acompanhar os trabalhos dos vereadores nas seções da Câmara Municipal.

REVEJA OUTRAS POSTAGENS

O QUE PROCURA?

VISITE TAMBÉM

PARA ESTUDAR

NOTÍCIAS GOSPEL

PARA REFLETIR

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Ocorreu um erro neste gadget
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Blogger | Por Templates para Você