APRESENTADO PROJETO PARA INSTITUIÇÃO DO BRASÃO MUNICIPAL DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

11/03/2013

Na seção da Câmara Municipal de Boqueirão do Piauí do dia 09 de março/2013, foi apresentado, pelo vereador Zeca Pinto (PTdoB), um projeto para instituição do Brasão do Município de Boqueirão do Piauí e sua incorporação à Bandeira Municipal.

O Brasão foi estudado e desenvolvido pelo Prof. Júnior Balduino e segue normas da Heráldica (ciência e arte de descrever os brasões de armas ou escudos). Possui cores e figuras representativas da história, geografia e da cultura do município de Boqueirão do Piauí: o Rio Longá; a Vegetação de Cocais (carnaúba e o babaçu); a planície de solo arenoso em esmalte bege; o Céu em esmalte azul celeste; a Cruz representando a origem do município; os ramos de milho representando a agricultura familiar; a Coroa Mural com cinco torres aparentes representando a categoria de cidade autônoma; Faixa em azul com o nome do município e sua data de criação;
O Projeto segue agora para apreciação da Comissão de vereadores e votação nas próximas seções. O Brasão será usado em documentos oficiais do município e em atos cívicos juntamente com os outros símbolos municipais (Bandeira e o Hino).

Em 1997 havia sido criado uma Bandeira para o município com duas faixas verticais e laterais em azul, uma faixa vertical branca no centro com figuras de palmeiras, uma estrela no canto superior esquerdo e uma frase com os dizeres "Liberdade e Trabalho". A bandeira foi desenhada pelo Prof. Moura, que na época possuía uma propriedade no município de Boa Hora e lecionava aqui em Boqueirão.

VEJA A JUSTIFICATIVA DO PROJETO
“O brasão de armas, assim como a bandeira municipal, são figuras simbólicas que representam a identidade do município, a sua evolução política e econômica, bem como os seus costumes, tradições, arte, etc., É a identidade do município aplicada em suas formas e símbolos”.

O Brasão, a Bandeira e o Hino são símbolos municipais que devem ser conhecidos pelo povo e utilizados em documentos oficiais, bem como em cerimônias cívicas no município. No entanto, o município de Boqueirão do Piauí ainda não possuía um Brasão Municipal, justificando assim a necessidade de sua criação.

A arte de criação do Brasão das Armas do Município de Boqueirão do Piauí foi realizada através do estudo das normas Heráldicas (ciência que estuda os brasões).

Se aprovado também a incorporação do brasão à bandeira, ela ficará como no desenho abaixo.
Dê sua opinião sobre o que você achou do Brasão.

REVEJA OUTRAS POSTAGENS

O QUE PROCURA?

VISITE TAMBÉM

PARA ESTUDAR

NOTÍCIAS GOSPEL

PARA REFLETIR

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Ocorreu um erro neste gadget
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Blogger | Por Templates para Você